A FungiNE acredita que a ciência nos trará dias melhores!
Projetos

SCREENING DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA PRODUZIDOS POR COGUMELOS DO GÊNERO

Pleurotus

Os fungos do gênero Pleurotus são cogumelos comestíveis que apresentam elevados teores de proteínas, aminoácidos essenciais, ácidos graxos insaturados, vitaminas e minerais. Além dessas características, esse gênero possui um vasto potencial para uso na medicina, devido à existência de várias substâncias com propriedades terapêuticas, tais como o β-Glucano produzido pela espécie P. ostreatus, que possui ação antitumoral e estimula o sistema imunológico. A ação antimicrobiana também é reconhecida através da produção de antibióticos por diversas espécies como P. griseus, P. japonicus, P. palmatus, P. sapidus e P. ostreatus, com atividade antimicrobiana principalmente para bactérias Gram- positivas e Gram-negativas. Tendo em vista as diversas propriedades terapêuticas dos fungos deste gênero, e a necessidade pela busca de novas substâncias com atividade antimicrobiana, dado o aumento da resistência microbiana aos agentes antimicrobianos usados na terapêutica atual, a proposta do projeto de pesquisa é verificar a atividade antimicrobiana de metabólitos secundários produzidos por espécies de Pleurotus spp.

Pesquisadores Envolvidos: Michelle Rose de Oliveira Silva e Alexandre Libanio Silva Reis

O PAPEL DA PSILOCIBINA COMO ANTIDEPRESSIVO E ANSIOLÍTICO NA TERAPÊUTICA DE PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL

A 4-fosforiloxi-N, N-dimetiltriptamina (psilocibina), mais conhecida por seu uso ilegal como droga psicodélica, está se mostrando promissora como terapêutica no ressurgimento da pesquisa clínica nos últimos 10 anos. A psilocibina está sendo testada para tratamentos em alcoolismo, cessação do tabagismo e em pacientes com câncer avançado com ansiedade. Esse metabólito será estudado como adjunto ou catalisador na psicoterapia. Este modelo de psicoterapia assistida por drogas é uma alternativa possível aos tratamentos farmacológicos e psicológicos existentes na psiquiatria. Mais pesquisas devem ser desenvolvidas e necessárias para avaliar totalmente o potencial desses compostos psicoativos no manejo desses distúrbios comuns que são difíceis de tratar através da terapêutica atual.

Pesquisadores Envolvidos: David Filipe de Santana, José Luz de Brito Alves, Alisson Rodrigo Fabiana Venâncio Santana Silva e Alexandre Libanio Silva Reis 

PRODUÇÃO, EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ENZIMAS FIBRINOLÍTICAS A PARTIR DE COGUMELOS COMESTÍVEIS E MEDICINAIS

Os cogumelos comestíveis se apresentaram como uma fonte atrativa de compostos fisiologicamente ativos e nos últimos vinte anos vêm sendo largamente utilizados na terapêutica preventiva de doenças metabólicas. Já se tem relatado atividades hematológica, antiviral, anti-tumorgênica e hipotensora em extratos fúngicos. O Shimeji (Pleurotus ostreatus) constitui uma importante fonte de trombolíticos, eficiente contra trombose comprovadamente produtor de enzimas fibrinolíticas, estão sendo purificados os extratos brutos por cromatografia de exclusão molecular e troca iônica para as determinações dos perfis bioquímicos das Serinas Proteases isoladas do de uma linhagem comercial. Sob o ponto de vista de pesquisas em relação às essas enzimas, não existem relatos sobre a identificação dessas enzimas fibrinolíticas em cogumelos cultivados na região Nordeste. Portanto, neste estudo, serão descritas a purificação e caracterização de enzimas fibrinolíticas desse cogumelo comercializado no estado de Pernambuco.

Pesquisadores Envolvidos: Marcelo Arthur Dias da Costa Santana, Sheyla Raíra Goiana da Silva e Alexandre Libanio Silva Reis.

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE ESPÉCIES DE COGUMELOS SHIMEJI UTILIZANDO A TECNOLOGIA JUN-CAO E INOCULAÇÃO LÍQUIDA

O gênero Pleurotus agrupa espécies de cogumelos comestíveis bastantes apreciados no Brasil. O estudo de seu crescimento é útil como um primeiro passo para a sua produção otimizada e preservação do seu valor nutricional e farmacológico. Nesse projeto deve-se avaliar o efeito da temperatura, pH e suplementos de carbono (bagaço de cana, serragem e borra de café) fixando a quantidade de farelo de trigo como fonte de nitrogênio utilizando a inoculação líquida e testando os seus respectivos potenciais biológicos em produção de biomassa protéica em função do tempo.

Pesquisadores Envolvidos: Kleber Pereira de Lima e Silva e Alexandre Libanio Silva Reis. 

ANÁLISE DO PERFIL FERMENTATIVO DOWNSTREAM DE BEBIDAS PROBIÓTICAS CARBONATADAS CONTENDO KEFIR E SUA INFLUÊNCIA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

O projeto envolve a produção de uma bebida fermentada probiótica a base de kefir avaliando como o seu processo de maturação (fermentação downstream) pode influenciar no seu resultado nutracêutico/terapêutico e organoléptico final, objetivando a avaliação do processo de maturação baseado na variação do teor glicídico em função do tempo através do metabolismo dos microrganismos que compõem a colônia probiótica de Kefir. realizando testes sensoriais que avaliam as características organolépticas de sabor, textura e acidez os quais são fatores determinantes a partir do processo de maturação, relacionado esses resultados com 16, 20 e 22 horas de fermentação da bebida e finalmente testando os efeitos prebióticos do kefir em ratos com o objetivo de entender como o tempo de maturação da bebida fermentada influencia no seu perfil glicêmico e consequentemente lipídico desses animais.

Pesquisadores Envolvidos: Rafaela da Conceição Lemos, Jesyka Thamires da Silva Pestana, Brauney Guedes Campelo e Alexandre Libanio Silva Reis.

Parceiros

Editais Aprovados

Envie-nos sua mensagem

comercial@funginebiotecnologia.com

DT Cidade Universitária Governador Marco Maciel, 200, CINTEP, Conceição, Vitória de Santo Antão, , Pernambuco 55.611-010, BR

Copyright ©2025Todos os direitos reservados.